TRF da 4ª região cassa candidatura de Curi e eleição na OAB/SC terá apenas dois candidatos |
Fumaça de queimadas volta a cobrir céus de Santa Catarina
-
Foto: Clarìssa Batìstela/g1 -
Ventos trazem fumaça de queimadas de outras regiões do Brasil, elevando o índice de poluição do ar em Florianópolis
A fumaça das queimadas que assolam o Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil voltou a encobrir os céus de Santa Catarina nesta semana. Segundo a Epagri, imagens de satélite já registravam a presença da fumaça sobre o estado na manhã desta segunda-feira (23). A condição é resultado da mudança dos ventos para os sentidos Nordeste e Noroeste, que trouxeram as partículas de poluição para a região.
A meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri, afirmou que essa situação deve persistir ao longo da semana, até que a direção dos ventos mude para o Sul entre a noite de quinta-feira (26) e a manhã de sexta-feira (27), afastando a fumaça.
O fenômeno tem impacto direto na qualidade do ar em Santa Catarina. Na manhã desta segunda, o site suíço IQAir, que monitora a qualidade do ar em várias partes do mundo, registrou um índice de 81 em Florianópolis, classificado como moderado. A plataforma utiliza uma escala que vai de 0 a 50 para qualidade boa, de 51 a 100 para moderada, e acima de 100 para níveis insalubres.
As autoridades recomendam que os moradores da capital catarinense mantenham portas e janelas fechadas. Grupos sensíveis, como idosos e crianças, devem evitar atividades físicas ao ar livre e, se possível, utilizar máscaras para proteger as vias respiratórias.
A fumaça que cobre os céus de Santa Catarina se caracteriza por partículas de poluição em camadas mais altas da atmosfera, o que deixa o horizonte turvo e dá ao sol uma coloração avermelhada, especialmente visível no pôr do sol.
Previsão do Tempo
Apesar da fumaça, o tempo em Santa Catarina permanece estável, com predomínio de sol em grande parte do estado. Apenas o Litoral apresenta maior cobertura de nuvens, devido à instabilidade no Rio Grande do Sul e à influência de um nevoeiro marítimo.
A semana começou com temperaturas elevadas e a expectativa é que elas continuem a subir, com máximas acima de 30°C, podendo se aproximar dos 40°C em algumas regiões. A partir da noite de quarta-feira (25), o calor intenso, combinado com a chegada de uma frente fria, pode provocar pancadas de chuva e temporais, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Na quinta-feira (26), o avanço da frente fria mantém o tempo instável com chuva e temporais em várias regiões. Já entre sexta-feira (27) e o fim de semana, o tempo volta a ficar estável, com temperaturas típicas da primavera.
Deixe seu comentário